Atividade sobre o texto “A escola”, de Paulo Freire.

Dever de casa para segunda-feira, 06 de outubro de 2025.

Leia, copie e responda com atenção às perguntas na sequência do caderno (ou seja, depois de todas aquelas atividades que já fizemos sobre verbos VS e VL). Lembrem-se: elas se referem ao texto-base que já está colado lá no começo do registro do 3º trimestre. Preparem-se para debatermos o assunto do texto na próxima aula. (Visto)

_______________________________________________________


Atividade sobre o texto “A escola”, de Paulo Freire.

1. O texto diz que “Escola é sobretudo, gente”. O que você acha que isso significa na prática? Como podemos transformar a escola em um lugar mais humano e acolhedor?

2. Por que o autor valoriza a amizade e a convivência dentro da escola? Você já sentiu que isso faz diferença no aprendizado ou na sua felicidade na escola?

3. O texto critica ser como “tijolo: indiferente, frio, só”. Como alguém pode se comportar assim com colegas ou professores durante as aulas, ou seja, que atitudes mostram indiferença? E o que você poderia fazer para tornar a convivência mais amigável, participativa e acolhedora?

4. O autor afirma que a escola será melhor “na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão”. Que atitudes práticas você acha que ajudam a criar esse ambiente de camaradagem?

5. Além de estudar e trabalhar, o texto diz que é importante “criar laços de amizade” e “se amarrar na escola”. Por que você acha que o aspecto emocional e social da escola é tão importante quanto o acadêmico?

Comentários